domingo, 21 de outubro de 2012

Reciclagem...

A arte de transformar "lixo" em luxo!

A cada dia que passa ouvimos mais e mais falar em sustentabilidade e com a alta  desse conceito cada vez mais pessoas procuram aproveitar ao máximo diversos materiais reutilizando-os para outras finalidades.
Abaixo poderemos ver que muitos materiais  que provavelmente iriam para  o lixo, podem virar diversos objetos de muito bom gosto. 


cama e cabeceira feitos com pallets.

cama de pallets em três níveis com iluminação embutida

cama de pallets com as laterais pintadas de  vermelho, a parte superior  foi apenas envernizada  a roupa de cama combina com a cama e a parede, as velas tornam o ambiente mais aconchegante, ideal para uma noite romântica!

nesse quarto quase tudo é material reaproveitado, a cama é de pallets com a cabeceira de madeira de demolição, os criados mudos  são de canos de pvc, amarrados com corda e receberam tampo de vidro.

neste  quarto alem de reaproveita a madeira, foi também aproveitado o espaço,
a cama elevada deu lugar para uma areá de trabalho abaixo otimizando o espaço.

Com peças da loja Empório Brasil Design, a arquiteta Estela Pinheiro criou um ambiente super bonito para o espaço. Painel e mesa feitos de pallet, mesa lateral de um antigo moinho, banco de madeira de demolição com ferro e o rack azul turquesa que foi repaginado dá o toque final.


sofás e mesa de centro feitos com pallets, o tampo de vidro da mesa deixa ela ainda mais charmosa.

espaço criado com muito bom gosto, a mescla de materiais reciclados e objetos contemporâneos
tornam o ambiente  mais luxuoso. 

alem de aconchegante essa peça é funcional, a parte de baixo serve para guarda e organizar as coisas.


as mesas de pallets pintadas  com cores  vivas, se destacam no ambiente, dando  mais vida e requinte para o mesmo.

em ambientes rústicos seja ele interno ou externo, pallets dão  um acabamento muito requintado, aqui o pallet foi apenas envernizado e o contraste de cores fortes vem dos estofados.

estante feita com caixas de madeiras, que foram lixadas e pintadas.

mesa para reuniões, pallets na cor natural com tampo de vidro.

agência de publicidade Brandbase, sediada em Amsterdam tem mesas, escada, bancos, sofás, prateleiras e tudo o que foi possivel fazer com pallets, foi feito. 

outro escritorio que foi feito com pallets.

uma opção de barzinho para sua sala ou areá de churrasqueira.

o tonel velho  foi reaproveitado para fazer um barzinho.

diversos modelos de mesinhas feitas com carretel, o destaque são para os mosaicos feitos com azulejos ou pastilhas que dão o acabamento final.

Tonel recebeu um tampo de mosaico, onde  encaixa-se a cuba e torneira. Peça combinando com o mosaico da parede. Criação Adriano Bold.


xícaras reutilizadas como luminárias.

Piso em mosaico, reutilizando  tampinhas metálicas.
Esta casa faz parte de um projeto texano para incentivar construções com materiais reciclados.


Garrafas pet parcialmente preenchido com água colorida, usada para criar um dossel de estacionamento por Garth Britzman! 


Como  vimos, basta  um pouco  de criatividade e boa vontade para criar objetos  e ate mesmo  ambientes  inteiros de muito bom gosto com material reciclável!!! 

Tiago Pirrô.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

“As built”


 Poucos profissionais da área de engenharia e arquitetura conhecem o termo. E você sabe o que significa? 




Na área da arquitetura e engenharia a palavra As Built, expressão inglesa, é encontrada na NBR 14645-1, elaboração de “como construído” ou “As Built” para edificações.
O trabalho consiste no levantamento do que realmente foi executado durante o período de obra nas edificações, incorporando todas as adaptações feitas no canteiro para os projetos, a fim de espelharem fielmente o que foi efetivamente construído.
Desta forma, cria-se um registro das alterações ocorridas durante a obra, facilitando a manutenção de futuras intervenções dos empreendimentos.
A metodologia consiste no levantamento de todas as alterações existentes nas edificações, transformando em desenhos técnicos todas as informações encontradas que se relacionem com o edifício tais como arquitetura, instalações elétricas, hidráulicas, níveis, paisagismo, decoração, etc.
Durante o processo de levantamento algumas vezes existem tantas distorções de medidas que muitas vezes chega a ficar muito divergente quando comparado com o projeto original, por isso a importância desse registro estar atualizado.
Vários fatores influenciam nas alterações sofridas durante a obra, como por exemplo, projeto arquitetônico incompleto ou quando não se tem um projeto arquitetônico bem definido, surgem os improvisos que de certa forma prejudicam todo o processo de construção. Improvisos geram desperdícios de materiais e aumento de custos na obra.
Um Programa de necessidades incompleto também colabora para alterar a configuração do projeto original.
Nos termos legais, qualquer modificação sem a anuência do profissional é considerada “exercício ilegal da profissão”, com penalidade prevista no código civil e junto ao CREA e CAU.
A Attrium – engenharia, arquitetura e paisagismo, tem efetuado diversos “As builts” para renomadas construtoras do país em diversos segmentos da construção civil.

conheça a Attrium: http://attrium.com.br/

Tiago Pirrô