domingo, 12 de dezembro de 2010

Paisagismo - Horta em casa.

Algumas pessoas perguntarão se eu sabia como fazer uma horta em casa, não tinha muito conhecimento no assunto, porém fui pesquisar alguns modelos de hortas para fazer em casa e selecionei 3 modelos.

Um dos projetos é da paisagista Ana Paula Souza, que fez um painel ripado de 4x2m, que sustenta as jardineiras e as torna mais acessíveis.


Como Fazer:


Ganchos de aço inox penduram as jardineiras de chapa de zinco (0,55 x 0,15 x 0,15 m) no painel de cumaru maciço. Tudo da Hortinha.

Identificados com placas de cerâmica, os temperos devem ser podados constantemente para brotar mais.

Os canteiros inferiores (1,30 x 0,30 x 0,35 m) embutem jardineiras plásticas. “A maior profundidade acomoda mudas de raízes grandes, como as pimentas”, diz a paisagista, que empregou cascas de pínus como forração.


O segundo modelo é do arquiteto Neto Porpino, de São Paulo, que fez um arco-íris na janela da sua cozinha. Ele encaixou uma chapa de vidro incolor 10mm de 1,78x0,15m (Golden Glass) em dois suportes metálicos e sobre ela dispôs oito vasos em cachepôs de plástico colorido (Albano).

Como Fazer:


- Em apartamentos ou casas sem pátio, eleja a sacada ou qualquer local protegido de ventos e onde incida sol pelo menos três horas por dia.
- Além de vasos e floreiras, vale usar caixas de madeira ou latas, desde que tenham no mínimo 0,20 m de altura.
- Faça um ou mais furos no fundo (dependendo do tamanho do recipiente) e cubra com pedriscos ou argila expandida, seguidos de manta de drenagem. Então acrescente a terra, que assim não ficará encharcada.


O terceiro projeto que selecionei é da economista Eliana Tempesta. A ideia de dispor a horta no corredor lateral da casa em Santana de Parnaíba, SP, veio de um livro. “Li Sob o Sol da Toscana, no qual a protagonista alcançava os temperos assim, pela janela da cozinha, e fiquei encantada”, conta. Ela e o marido, o engenheiro Paulo Tempesta, cultivam salsa, cebolinha, orégano, endro, tomilho e até alface em floreiras fixadas na parede. Vasos com alecrim, pimenta e manjericão completam a seleção aromática.

Como Fazer:

- Suportes metálicos prendem ao muro as duas floreiras de fibrocimento sem amianto (1,10 x 0,25 x 0,25 m cada uma).
- Como ocupa pouco espaço, a solução também vale para apartamentos.
- A mistura de terra e húmus foi colocada diretamente dentro das floreiras.
- A frequência de rega varia conforme a exposição a sol e vento, entre outros fatores. Cheque a umidade da terra e molhe (o solo, não as folhas) quando estiver seca.



7 dicas para se criar uma horta caseira da maneira mais fácil possível

1) Compre a planta já pronta no Ceasa, em São Paulo, na Cadeg, no Rio de Janeiro, ou em qualquer grande mercadão em sua cidade. Já vêm os vasinhos com furos ou saquinhos plásticos, com todas as hortaliças. Melhor do que comprar em semente e esperar meses para transplantar.

2) Escolha temperos como hortelã, alecrim, e não resolva plantar alface em apartamento, porque isso exige um cuidado mais profissional e um espaço bem maior. Temperos são fáceis, dão e se multiplicam.

3) O ideal é que pegue sol e chuva, e a rega deve ser diária, uma única vez ao dia, na parte da manha ou no final da tarde.

4) Qualquer tipo de vaso serve, desde que tenha os furinhos embaixo, para que as ervas se desenvolvam antes de colocar numa jardineira. Copos, latas, caixa de leite. Um dos recursos decorativos mais usados são os cachepôs transparentes, que mostram o conteúdo.

5) É bom cobrir o fundo da jardineira com caco de telha, brita. Mas tem uma pedrinha favorita para os agrônomos e consultores de horta: pedras de argila expandida.

6) A terra precisa ser escura, de boa qualidade e bem adubada. Adubo uma vez por mês.

7) Há quem cubra a terra, depois de plantar as ervas, com casca de árvore, para segurar a umidade e proteger de ressecamento.


Para os moradores de São Paulo capital, que tiver como ir ao CEAGESP, aconselho a conhecer no pavilhão MLP, modulo 210, a banca da VD Luvizuto, que fornece todos os tipos de temperos e ervas medicinal.



Tiago - Pirrô

Um comentário: