quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cidade Flutuante.






Com o aquecimento global e o aumento do nível do mar, diversos arquitetos têm apostados em projetos sustentáveis de cidades flutuantes.


E. Schopfer Kevin é um deles, ele criou o projeto Noah que em português significa Noé, o projeto inspirado na Arca de Noé é uma cidade triangular que flutuaria na costa de Nova Orleans, a cidade tem capacidade para abrigar 40 mil pessoas dentro de uma plataforma flutuante trianguladas, que inclui: unidades residenciais, três hotéis, três cassinos, espaço comercial, estacionamento para 8.000 carros, equipamentos culturais, obras públicas, um sistema escolar do distrito e unidade de saúde.


E. Schopfer Kevin informou em nota que Noah é uma proposta ecológica urbana (arquitetura e ecologia), cujas bases filosóficas são sustentabilidade em larga escala concentrando estruturas urbanas, e neste caso, uma cidade flutuante. Noah é um projeto de demonstração ideal para todas as razões certas. Nova Orleans é uma cidade de duas ricas tradições e da importância estratégica. É também uma cidade com necessidades especiais, tanto imediatas e de longo prazo que devem ser abordadas. Essas necessidades têm sido dramatizadas pela própria natureza da sua localização, que a colocou em conflito direto com as forças naturais, resultando em um impacto óbvio. Se as previsões climáticas globais estão sequer remotamente corretas, Nova Orleans tem uma oportunidade sem precedentes para definir novos padrões criativos que abordam questões atuais e também oferecem orientação prototípica distintas para as futuras necessidades de cidades costeiras.


Local:

Na revisão de todas as opções e possíveis locais de Noé, a localização mais lógica é na beira-rio Mississipi e adjacente à zona comercial central. Especificamente o local vai ocupar uma área de estacionamento subdesenvolvido com uma conexão prorrogado para o aquário de Audubon dos Américas.


Por que uma cidade flutuante?

Há três grandes desafios que devem ser superados para ser de grande vantagem para Nova Orleans. O primeiro desafio é superar tanto os danos físicos e psicológicos dos padrões recorrentes de tempo severo. Embora tenha iniciado o repovoamento, a necessidade de fornecer um ambiente seguro e estável é fundamental para uma recuperação em longo prazo e bem-estar econômico de Nova Orleans. O segundo desafio é que Nova Orleans tem muita água. A cidade foi construída abaixo do nível do mar, que cria o lençol freático permanentemente elevado e torna propensas às inundações e temporais. O terceiro desafio é que Nova Orleans é construído sob a condição do solo, que consiste em milhares de pés de solo mole, limo e argila. Essas condições tornam a construção de estruturas em larga escala concentradas difícil. Acreditando que Noah é um plano viável, a nossa solução para superar esses desafios é aproveitar estas questões aparentemente conflitantes com a introdução de uma plataforma flutuante urbana.
Nota: Esta proposta não sugere que as medidas de retenção de água em curso devem ser abandonadas. Pelo contrário, uma plataforma flutuante urbana deve ser visto como uma empresa de cortesia.


Breve design do exterior:

O triângulo é inerentemente mais rígido que todos os sistemas de definição estrutural. O sistema é projetado para dissipar a gravidade e a ação do vento por meio de uma grave em aço (eko aplicada esqueleto) frame exterior e a metodologia de enquadramento interna convencional. Em segundo lugar, o triângulo é uma "configuração de estrutura aberta,dividindo Noah em três distintas 'torres' convergentes no topo. A intenção deste sistema aberto é permitir que todas as intempéries, ventos no efeito "golpe através de" a estrutura em qualquer direção com o mínimo de interferência de massas. para continuar a atenuar as cargas de vento, as bordas externas são curvas e inclinadas. superfícies a "torre", ambas planas e curvas, seria equipada com painéis deslizantes garantindo furacão formando uma barreira da pele uniforme exterior de proteção.
 

Ecologia e sustentabilidade:

Noah foi concebido para ampliar o horizonte de sustentabilidade e buscar a certificação LEED. Noah vai eliminar a necessidade de carros dentro da estrutura urbana, portanto, torna-se uma entidade neutra de carbono. Ligações internas de transporte elétrico, vertical e horizontal, criar uma comunidade segura para os habitantes, um vasto leque de disposições passiva e ativa será empregado em toda a estrutura. Alguns destes elementos são garantidos através de turbinas eólicas, aproveitamento de água doce e sistemas de armazenamento, sistema de vidros, jardins, céu de aquecimento e ventilação de arrefecimento, tratamento de água cinza, painéis solares e no rio turbinas à base de água.


Conclusão:

Esta é uma proposta de exploração, o que sugere uma nova formula de concepção urbana de Nova Orleans. O programa econômico, estrutural e de formação de Noah são todos viáveis na projeção de crescimento de hoje e de tecnologias. Não são óbvias considerações políticas e econômicas que ajustam os limites atuais da presente proposta. Este é um projeto de enorme potencial, que empurra para além das expectativas atuais para Nova Orleans e coloca na vanguarda da nova era de possibilidades de crescimento urbano.


Créditos do projeto:

Concepção / conceito: e. Kevin Schopfer AIA, RIBA

Arquiteto executivo: Ahearn / Schopfer associados, Boston, MA

Cambridge sete sociais, inc. Cambridge, MA

Arquiteto associado: c. Raymond Bergeron, NCARB, New Orleans, LA

Visual: 3DS tangram, Kittery, ME

Estrutural / mecânica: Arup, Boston, Londres

Consultores da Fundação: Acergy, Nova Orleans, LA



Texto com base nas informações retiradas do blog:


Nenhum comentário:

Postar um comentário