terça-feira, 20 de julho de 2010

Novos T.25 e T.27 elétrico.

Protótipo pode transportar três passageiros e vem com farto pacote de segurança

Depois de criar o poderoso McLaren F1, que bateu duas vezes o recorde de veículo de rua mais rápido do mundo (alcançando 341 km/h), George Murray começa a desenvolver uma linha extremamente diferente de carro.


Os carros T.25 e o T.27 são a aposta da vez de George Murray. O projeto está em andamento, o T.25 é menor do que um carro compacto, é super leve, é econômico e o principal: polui menos.


O T.25 mede 2,40 metros de comprimento, 1,30 m de largura e 1,40 m de altura permitem que ele possa estacionar de frente nas vagas onde os demais carros estacionam de lado. O modelo é movido por um motor de três cilindros feito em alumínio com 660cc, que gera 51 cv e um torque de 5,8 kgfm, o que limita sua velocidade máxima a145 km/h e permite que ele faça a marca de zero a 100km/h em 16,2 segundos. As emissões do carrinho ficam em 86g/km e seu consumo é de 14,8 km/l.


Ele possui apenas uma porta que se abre para cima, como numa cabine de um avião de guerra e vem equipado com suspensão independente nas quatro rodas, freios ABS, airbag, controle de tração e estabilidade. Apesar das pequenas dimensões, o modelo pode rebaixar os assentos traseiros e receber até 720 litros. Murray está planejando colocar o modelo em produção nos próximos dois anos.


A idéia é de que o carro custe 6.000 libras. Na primeira leva, Gordon espera vender 100.000 carros na Grã-Bretanha.


O T.25 tem algumas características bem interessantes, que ajudam a diminuir o trânsito, e emissão de gases:

- Cabem dois carros numa só pista;


- É possível estacionar três deles em uma vaga comum;


- Ele possui metade do tamanho de um carro compacto;


- Roda 100 milhas com apenas um galão de gasolina.




Já o T.27 à primeira vista parece uma cópia do Smart, mas Gordon Murray reafirmou sua vocação por modelos esportivos, e fez um automóvel urbano um pouco menor, e 100 Kg mais leve que o Smart For Two (incluindo as bateriais). Este urbaninho traz suspensão independente e design inspirado em grandes carros esporte.


O carro é equipado com motor elétrico Zytek de 25 KW de 34 cv, e torque de 89,2 mkgf, de potência, que deverão oferecer até 160Km de autonomia, vai de 0-100Km/h em 15 segundo. Assim, o T.27 se mostrou esperto no percurso urbano com excelente retomada de velocidade e força para vencer os aclives. Sua velocidade máxima está limitada em 105 Km/h , O carro mede apenas 2,4 metros de comprimento (1,78m entre eixos), pesa 680Kg e incorpora uma bateria com 12KW/h de capacidade, reforçando sua vocação para as cidades.

Acredita-se que o modelo pode vir a ser fabricado no Brasil, devido ao interesse do empresário Eike Batista nos carros produzidos por Gordon Murray. Embora nenhuma das partes confirme isso, acredita-se que as negociações já estão avançadas e que a empresa EBX esteja buscando uma variedade de empresas para fazer uso Porto do Açu, localizado em São João da Barra, no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro. Caso uma fábrica para o modelo seja construída lá, ela terá fácil acesso ao mercado brasileiro e também a outros países da América Latina. Lembrando que essa não é a primeira investida de Eike no mercado de automóveis. Ele já foi dono da marca JPX, que produziu jipes de 1992 a 2002.

A revista automotiva Car and Driver de julho traz uma matéria especial sobre o T.27 e antecipa que Gordon Murray virá ao Brasil para fazer algumas reuniões com empresários brasileiros, interessados em investir no projeto.

Agora é só esperar e conferir se realmente o Brasil passa a produzir mais um carro no mercado nacional.

Tiago - Pirrô.

 








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